Te convido a acreditar quando digo... futuro.

Bem vindos; a pretensão aqui é mínima. Vamos desnaturalizar o óbvio?! Libertar corpo e mente desencantando o mundo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

DUNGA x TODA PODEROSA REDE GLOBO

Em 1965, um ano após o GOLPE Militar é criada a maior rede de televisão do Brasil até então, hoje a maior da América Latina, com uma única função: ALIENAR o país durante 20 anos, para que, após a DITADURA militar,continuasse mantendo o poder através da DITADURA DA TELEVISÃO. E assim, silenciaram a boa música (MPB), deturparam valores fundamentais da sociedade, difundiram a violência, o medo, a degradação moral, o culto à personalidades, e, principalmente, o desinteresse da sociedade civil pela política, que hoje se reflete nas eleições fajutas que, por falta da consciência da maioria dos eleitores, são eleitos gestores descomprometidos com a eficiência do poder público que deveria atender a interesses da sociedade e não específicos de uma minoria.

Durante anos a Rede Globo manteve o monopólio de reportagens, com exclusividade, seja em período de eleições, seja em Olimpíadas ou em Copas do Mundo da FIFA. Sempre formando opiniões de grande parte dos telespectadores, por ser uma emissora de canal aberto.

Mas parece que a império televisivo está se rachando, porém, como de prache, a Globo sempre procura se sair de maneira vitoriosa de seus conflitos, manipulando a opinião pública a seu favor. Exemplo disso foi o discurso do jornalista Tadeu Shimidt, (um dos que estão cobrindo a Copa do Mundo 2010 na África do Sul pela Rede Globo) em reportagem exclusiva para o Fantástico em 20/06/10, dia em que o Brasil vence seu segundo jogo na Copa por 3 x 1 contra Costa do Marfim. A reportagem referida se deu devido aos xingamentos protagonizados por Dunga diretamente ao repórter Alex Escobar, da Rede Globo, na coletiva de imprensa realizada logo após o jogo entre Brasil x Costa do Marfim. Dunga exclamava sobre os dois gols marcados no jogo por Luis Fabiano, que não marcava pela seleção já há algum tempo, sendo então muito cobrado pela imprensa. Na ocasião, Alex Escobar, que falava com Tadeu Shimidt ao telefone, balança a cabeça negativamente, deixando Dunga irritado, o que o fez indagar o repórter que disse que nem estava olhando pra Dunga. Já com o sangue quente pelo jogo apimentado entre Brasil x Costa do Marfim, Dunga não hesitou em xingar Alex Escobar de Merda, Cagão, etc.

A atitude de Dunga, conhecido pela mídia como marrento e mal humorado, foi totalmente reprovada pela imprensa e principalmente pela Rede Globo, afinal, seu repórter Alex Escobar foi insultado em coletiva. Ao relatar o espisódio no Fantástico, Tadeu Shimidt, diz que “o técnico Dunga não apresenta nas entrevistas um comportamento compatível com a imagem de alguém tão vitorioso no esporte”, e assim diz que o técnico utiliza com frequência palavras grosseiras e irônicas. Reparem que a GloboNews, a Rede Globo e o SporTv (três canais da fundação Roberto Marinho) utilizaram o mesmo texto para abrir as reportagens sobre esse episódio. É o cumulo da reportagem ENLATADA.

Criticaram a atitude de Dunga... há quem diga que ele não ficará no comando da seleção após a participação da seleção brasileira na Copa de 2010. Não duvido, a Rede Globo manipula até a CBF.

Porém, pouco se fala do real motivo do atrito entre Dunga e a Rede Globo. Alguém sabe porque a Globo insiste em queimar o Dunga e criticar suas decisões? Alguém sabe que a Globo está deixando de ganhar milhões de reais com entrevistas EXCLUSIVAS com os jogadores?? Pois é, para o Dunga não existe EXCLUSIVIDADE pra Globo.

VAMOS AOS FATOS. Na véspera do primeiro jogo da Seleção contra Coréia do Norte, eis que pintam na concentração brasileira a jornalista Fátima Bernardes e sua equipe de reportagem completa para uma entrevista EXCLUSIVA PARA A TV GLOBO. O chefe da segurança barra a equipe da Globo, e o técnico Dunga vai ver pessoalmente do que se trata o tumulto. Dunga, como sempre de modo incisivo, eu diria PRÁTICO e não grosso, como muitos dizem, dirigiu-se a Fátima da seguinte maneira: “Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de reportagem EXCLUSIVA PARA TV GLOBO. Ou falamos para todas emissoras, ou pra nenhuma”.

Pela primeira vez em 40 anos, uma pessoa pública peitou a maior emissora da América Latina. Fátima ainda tentou por meios burocráticos, dizendo que havia um contrato entre o Chefe da redação de esportes da Rede Globo e o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Fátima foi barrada pelo técnico Dunga, mesmo com autorização da CBF pela EXCLUSIVIDADE. DUNGA foi mais peitudo ainda dizendo que ali na concentração quem decide o que é melhor pra sua equipe é ele. E mandou recado pro Ricardo Teixeira que se ele quiser continuar com isso, Dunga entrega o cargo agora mesmo. PRONTO, BARRADA A REPORTAGEM EXCLUSIVA DA REDE GLOBO, CIRCO FEITO, CONFLITO ARMADO. COMEÇAM AS CRÍTICAS AO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA E A MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.

Dunga pode até perder a Copa, seu time pode até cair, mas ele foi um vencedor e exemplo de personalidade só em peitar a TODA PODEROSA REDE GLOBO. Quem assistiu ao Fantástico na noite deste domingo há de compreender o desespero da Rede Globo chamando-o de “grosseiro e mal educado”, pois alguem peitou ela... e pra se fazer de vitima, ataca o Técnico por um momento de efervescencia devido ao jogo quente contra Costa do Marfim, que teve até expulsão de KaKá. Afinal, Dunga desafiou os domínios da TODA PODEROSA REDE GLOBO.

Alguém pode me explicar por que jornalistas, cobrindo uma coletiva, ficam falando ao telefone no momento em que o técnico da seleção está dando uma entrevista??? Isso não seria falta de educação e respeito também???

A Rede Globo se pôs a atacar Dunga, mas não diz o real motivo desse atrito. Ninguém diz nas reportagens da Rede Globo que a emissora ficou bravinha porque o técnico da seleção proibiu as mordomias EXCLUSIVAS para a Rede Globo, e peitou até momorandum enviado por Ricardo Teixeira, através da assessoria de imprensa da CBF, para que a seleção concedesse com EXCLUSIVIDADE entrevistas à Rede Globo que insistiu, inconformada com a proibição, pelas reportagens.

Rede Globo não se cansa de manipular a opinião pública que agora se volta contra Dunga por causa de seus eventuais xingamentos a imprensa, mas não sabem o real motivo desses atritos: A NÃO ACEITAÇÃO DE DUNGA PELO ACORDO ENTRE REDE GLOBO E CBF PARA CONCEDER REPORTAGENS EXCLUSIVAS COM OS JOGADORES E O TÉCNICO.

Dunga enfrentou a Rede Globo e a CBF, e não duvido que ele seja demitido após a Copa, mas espero que ele traga o Hexa para o Brasil e CALE A BOCA DE GALVÃO E REDE GLOBO, que nunca esteve comprometida com o jornalismo democrático, real, crítico e consciente DE FATO, apenas com o capital.

Não duvido que a reportagem feita com Galvão Bueno sobre a repercursão internacional da brincadeira no Twitter “CALA BOCA GALVÃO” seja simplesmente uma simulação de entrevista realizada pela Rede Globo para Galvão poder fingir que não está incomodado com as críticas. Mais uma vez a Globo tentando manipular a população. Mas os brasileiros sabem que aqui Galvão Bueno é despresível com seu puxa saquismo aos jogadores e comentaristas, ao invés de apenas reservar-se a narrar o jogo de forma imparcial.

Ao menos sabemos que a FIFA já se manifestou em defesa de Dunga, visto que não há provas para puní-lo pelo seu sangue quente.

RUMO AO HEXA BRASIL.
Escrito por: Milena Ferrari

4 comentários:

  1. Excelente ponto de vista, são argumentos fortes e coerentes. Numa abordagem diferente, também escrevi sobre o assunto: "Dunga não tem postura portas abertas" http://horizonterp.ning.com/profiles/blogs/dunga-nao-tem-a-postura-portas

    ResponderExcluir
  2. Os extremos são perigosos. De fato a Rede Globo é um dos maiores veículos de comunicação do planeta, portanto, não diferente dos demais, exerce seu poder de influência.
    Mas, taxá-la como Dêmonio devorador de homens e, segundo você, com uma única função: "ALIENAR o país durante 20 anos, para que, após a DITADURA militar,continuasse mantendo o poder através da DITADURA DA TELEVISÃO" é no mínimo absolutamente radical. Aldo Novak já dizia: "Não cabe ao jornalista acreditar, mas sim questionar, duvidar, provocar. Lugar de acreditar é na igreja, não na imprensa."
    E a Globo tem feito, por vezes, seu trabalho de informar o povo.
    Contudo, concordo com você a respeito da malhação desnecessária do técnico Dunga.
    A Globo se utilizou de fatos irrelevantes para levantar e atênuar suspeita sobre o carater do nosso técnico.
    Dunga teima em contrariar a opinião pública,
    não levou o Ganso e nem o menino Neymar.
    Dunga teima em contrariar a vontade da imprensa, não deu exlclusivas e fechou os treinos.
    Dunga teima em permanecer o que outrora fora dentro de campo, capitão, guerreiro, raçudo e de personalidade forte.
    É fácil criarmos heróis, só precisamos que todos acreditem nele. E diante das cameras fica muito mais fácil.
    Por isso, acredito que o grande problema entre Dunga e a Rede Globo é que ele teima em ser Dunga. Dunga não é o herói que globo gostaria de ter. Como diria o mestre ZAGA: ELES VÃO TER QUE TE ENGOLIR,DUNGA!

    ResponderExcluir
  3. De Fato Brunão, compreendo seu ponto de vista. Aliás até eu, por vezes, me pego sendo audiência pra Rede Globo. Não temos como fugir, mas acredito que uma postura mais crítica e consciente do telespectador, faria com que ele reflita sobre como Rede Globo, entre outras emissoras não menos importantes, manipula as informações (DE)formando a opinião pública.

    ResponderExcluir
  4. mto bom Mimiii.. issaee, e nao é so por essa entrevista nao concedida, tem mmmtoo mais coisa por tras dos bastidores, q nao ficamos sabendo... e ja devem estar putos de ter perdido a exclusividade de transmissao dos jogos da copa, BAND chegando forte... e a record tbm q ja conseguiu a cobertura da proxima olimpiada em Londres acho... hehe... e o pior é q a Globo nao faz isso sozinha, é uma mafia, CBF, COB, clubes brasileiros, federaçoes, todos abaixam cabeça pra Globo, afinal estao todos tem o rabo preso e ganham de alguma forma...
    Cabe aos telespectadores tbm fazer o uso do que lhe acrescenta algo e descartar informaçoes "futeis", ter opniao propria, se indagar a respeito do que é transmitido a ele, ir atras de outros pontos de vista e nao acreditar em tudo que [nao só] a Globo faz/fala/transmite, nao ser apenas mais um alienado na grande massa controlada pela mídia... enfim...

    Parabens pelo artigo... =D

    ResponderExcluir