Te convido a acreditar quando digo... futuro.

Bem vindos; a pretensão aqui é mínima. Vamos desnaturalizar o óbvio?! Libertar corpo e mente desencantando o mundo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

HOMOSSEXUALIDADE CRIME? EU PENSEI QUE HOMOFOBIA DEVERIA SER CRIME.

Se você é Brasileiro , homossexual, e acha que vive o preconceito na pele por causa da sua orientação... sinta-se sortudo; você está no paraíso. E eu que pensei que a homossexualidade em nossa contemporaneidade, em plena era da liberdade de expressão, da “livre” escolha do modo de vida, estava cada vez mais adentrando nos recintos conservadores da sociedade como algo mais natural, respeitoso e tolerável. Não. Estou completamente enganada. Ou melhor, iludida.
Domingo, dia 25 de abril de 2010, vi uma reportagem que expressa bem a estagnação dos valores retrógrados dos seres humanos; valores esses socialmente padronizados e impregnados de hipocrisia, diga-se de passagem. O programa Fantástico, transmitido pela emissora Rede Globo, apresentou uma matéria sobre um projeto de lei ANTIGAY em Uganda, país do continente africano. Segundo o referido projeto de lei ANTIGAY de Uganda, caso seja aprovado pelo parlamento, qualquer pessoa que se declarar homossexual pode pegar prisão perpétua e, dependendo do agravante, como persuadir crianças à homossexualidade, pode ser punido com pena de morte. O deputado David Bahati, autor do projeto de lei, defende que a homossexualidade não é um direito do ser humano, é um mal e como tal deve ser criminalizada.
ESPERA, em que mundo estamos??? Eu que pensei que a homossexualidade já não era tanto um tabu, que era apenas uma questão de abrir nosso leque de valores conservadores jogando-os ao vento e respeitando o modo de vida e o direito de amar do próximo. Quanta inocência. AINDA Estamos na era da intolerância; parece que quanto mais individualista a sociedade nos torna, mais egoísta ficamos com os outros, mais intolerante e, ESTRANHAMENTE, mais interferimos na vida alheia.
O que faz os gays tão diferentes a ponto de serem considerados criminosos por querer expressar seu amor? Os padrões HETERONORMATIVOS da sociedade, que policiam comportamentos, os quais devem ser seguidos à risca sob pena de repressão social e talvez até legal, como no caso de Uganda. Sim, é isso que faz os gays tão diferentes. Transgredir leis sociais pode ser tão intolerável quanto transgredir leis legais. Afinal, você acha que um ladrão sofre preconceito como um homossexual? É... a lei mesquinha dos mortais pode matar você, homossexual. Você não possui direito de amar livremente quem quiser, mas o colarinho branco pode roubar seu dinheiro, pode fazer programas extraconjugais como forma de entretenimento.
O pior de tudo é que o autor do projeto de lei ANTIGAY de Uganda, diz ter se baseado na Bíblia para a formulação de seu projeto. As Escrituras Sagradas são passíveis de milhares de interpretações. Eu já a li, e nunca vi sequer citação da palavra homossexualidade ou coisa semelhante. Se for pela interpretação desse deputado, devemos informar a ele que há citações que insinuam práticas de incesto na Bíblia, o que de fato é socialmente hostilizado em várias sociedades. Mas isso não é o que acho e nem vem ao caso; apenas esclarece que o autor do projeto é mais um sujeito que se utiliza de um instrumento poderoso e formador de opinião como a Bíblia para justificar suas ações em prol da “ordem” padronizada socialmente que promove o “bem” coletivo. Mas e a parte que Deus diz que devemos amar nossos semelhantes, que se você acredita Nele, Ele SEMPRE estará com você? Em todas as minhas perplexidades e angústias a Bíblia nunca deixou de me fornecer luz e vigor.
Como diz a passagem de Coríntios cap. 13: “[...]Ainda que eu falasse a lingua dos anjos e a dos homens, se eu nao tivesse amor nada seria[...]”. E querem criminalizar o que resume Deus em uma só palavra: o AMOR.
Mais lamentável é a grande aprovação popular que o projeto de lei ANTIGAY esta suscetível de receber em Uganda. Percebe-se o quanto ainda há no país resquícios da ditadura desumana de Idi Amin na década de 1970. Em pensar que o Movimento LGBT estava avançando na causa pelos direitos dos homossexuais... sim, está, devo reconhecer; Mas a caminhada é longa e os obstáculos gigantescos, e enquanto não for universalizada, teremos muitos países arbitrários e intolerantes, como Uganda.
Transformar amor em crime e morte é uma prova de como nós, seres humanos, ainda somos arcaicos.

3 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pela iniciativa.
    Segundo que Uganda é um país com um belo histórico de recordes de violações direitos humanos do mundo. Até pensei que a maioria da população fosse de alguma religião extremista para ter tramitado tal proposta de Lei, mas encontrei minha resposta na história do país.
    Eu nao vi a reportagem, confesso, mas estou curioso sobre como a reportagem caminhou em cima desta questão. Com que inteções.
    Com relaçao a ser trangressão de leis sociais, está muito relacionado ao costume e tradição das sociedades. Pois temos diversos exemplos na história da humanidade, que tais praticas eram normais na sociedade.
    Com relação a bíblia, acredito que este link ajudará a esclarecer as coisas:

    http://www.soulfoodministry.org/docs/Portugese/Port_BibleHomo.htm

    Continue com o bom trabalho, afinal o principal objetivo de ser escrever, querendo ou nao, é instigar mentes pensantes. Muito bom artigo!

    ResponderExcluir
  2. Igor fala...

    Seguindo o exemplo do Aryeh quero parabenizar o começo que tenho certeza de muitos outros pods que viram. E grandes discussões também. Comentando o artigo... vejo que no Brasil avançou-se a discussão dessa temática principalmente nas casas dos brasileira. País esse que ainda é bem conservador em muitos sentidos, porem muitas conquistas foram alcançadas. O caso “antigay” em Uganda é fruto de um extremismo de interpretação bíblica, uma visão tão abitolado que vem em contra mão da tendência de aceitação e algo tão, normal ser gay. Mesmo nesse sentido acredito que tal caso servirá d exemplo para o mundo de algo que não se deve ser seguido, exemplo que não devemos ficar calados e sim buscar nosso direitos. Fico ainda mais preocupado com atitudes “antigays” que são veladas que não se pode enfrentar de frente para podermos brigar, enfrentá-las. O mundo é mais que isso vamos prezar pelo amor. Ame a todos!!

    Igor Bueno.

    ResponderExcluir
  3. Ação democrática legítima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
    Quando digo grande habilidade em saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes... Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
    É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia); sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
    Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura. Leia também o Blog O QUE É O PLANO LGBT?, endereço  www.direitoshumanosrespeitoejustica.blogspot.com .
    P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

    ResponderExcluir